Seguidores

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O Marrom

O marrom é a cor mais rejeitada...é difícil alguém gostar realmente dele. Uma vez eu perguntei para uma pessoa (imagina, bem íntima minha), adivinha a minha cor preferida? A resposta foi, não sei...marrom? rsrs...ai ai! Mas o marrom é uma cor de destaque na moda, sabiam? Os tons terra e suas gamas são apreciados e muito apreciados em casa, com a madeira, com o couro.

Marrom é a cor do outono! O envelhecimento da natureza é marrom.
Marrom é a cor dos materiais rústicos, espaços com espaços marrons, móveis, tapetes ou revestimentos, dão a impressão de reduzidos e este limite traz uma sensação de segurança, em casa o marrom é acolhedor.
Na gastronomia o marrom é forte, tostado, aromático: café, chá, cerveja. Até os ovos caipiras parecem ser mais saborosos que os ovos brancos.

O marrom tem origem na mistura das cores, ele contém vermelho, amarelo, azul e preto. Pode até conter um pouco de branco. No marrom, as individualidades desaparecem, há falta de personalidade, sobra monotonia. Alguém aí se lembra do Charlie Brown? Personagem cômico de tirinhas de quadrinhos, era um cara bacana, ainda que aberto a possibilidades, é um perdedor, um medíocre, sem identidade - Brown rsrs.

Esta é a cor de quem não quer aparecer, mas se adaptar. É usado em roupas esportivas e de passeio já que camufla a sujeira, pois na natureza o marrom nunca é uniforme. Também, esta cor é a mais comum nos cabelos, e para tornar isto mais apreciado, chama-se de cabelos castanhos.

Na Idade Média, o marrom era a cor, considerada, feia. Usada em roupas de pobres, camponeses, escravos, servos e mendigos. As fibras eram naturais e o tigimento, caro e difícil, era sinal de status.
Mas hoje sabemos que uma pele bronzeada é desejada, com proteção solar, óbvio. A cor dos modernos, dos esportistas. Nos anos 1920, Coco Chanel já considerava ultrapassado uma mulher ter a pele muito pálida. Depois do Grand Tour, para favorecer a apresentação da pele bronzeada, o marrom entrou na cartela de cores de verão, assim como o preto.


São mais de 90 tons de marrom: castor, café, areia, ferrugem, mel, canela, ocre... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho.