Seguidores

terça-feira, 5 de novembro de 2013

A cor Verde

Caqui, oliva, turquesa, são 100 tons de verde, a cor intermediária, a 5ª essência da natureza. Uma ideologia, um estilo de vida, a natureza, a consciência ambiental.

O verde resulta da mistura do azul com o amarelo. Apresenta variações, muitas, inclusive muda de acordo com a luminosidade, de um jeito se for natural e de outro se artificial. O verde é tranquilizador, neutro.

As cidades têm áreas verdes, espaços verdes, a civilização ganha pinceladas verdes, naturais. É o oposto do seco, do murcho, do morto! Então a saúde é verde. Verde é sorte, felicidade, lembram do trevo de 4 folhas?

A cor da primavera, a estação da fertilidade. O jade é o símbolo da fertilidade segundo a simbologia chinesa. No caso da maturação o verde é o início de um processo, até a cor final, morangos vermelhos, nozes marrons, azeitonas pretas, a juventude é sempre verde.  O verde se apresenta em nomes femininos: Laura, Flora, Linda, Olívia.

Verde era a cor preferida de Napoleão, no início do século XX o verde produzido a partir do arsênico foi proibido, Napoleão foi envenenado por seus guardas com arsênico. O verde-veneno...uau! Monstros e dragões são, também, verdes. Dizem que os marcianos também...rsrs.

Macieiras, samambaias, musgos, tingem de verde, são cores pouco caras, cores pálidas. Os tons fortes exigem processos mais elaborados. Quanto mais luminoso, mais aristocrático! A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, veste verde. No parlamento inglês, as cadeiras dos Comuns são verdes, em veludo. As dos Lordes (são espaços distintos) são vermelhas. Lembraram-se do vermelho dos nobres?


Prefiro o verde para verdejar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho.