Seguidores

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O Amarelo

Amarelo, é a cor preferida de poucos, me incluo nesta amostra. Junto do azul e do vermelho, é uma das 3 cores primárias. Misturada com o vermelho dá o laranja, misturada ao azul, fornece o verde, ela depende outras cores combinadas a ela. Perto do branco esta cor parece clara, já perto do preto, ela grita, evidente! O amarelo é ambíguo.

A cor do sol age de modo revigorante e alegre. O amarelo é a cor do verão, é a floração, a cor mais comum entre as flores, aí os perfumes serem, geralmente e artificialmente, amarelos. Por outro lado, o amarelo é a cor das consequências, o cartão amarelo do futebol,  o símbolo contendo o preto sobre o amarelo advertindo uma ameaça.

A planta mais famosa para se tingir de amarelo é o açafrão, um dos corantes mais caros de todos os tempos. O amarelo açafrão é avermelhado e duradouro. Isso faz lembrar, dentro da agricultura, os campos no norte da China, constantemente cobertos pelo pó amarelo do deserto de Gobi. A cor da majestade do Império do Meio é o amarelo. Já na Índia esta é a cor  dos Deuses e dos governantes.


O amarelo da iluminação, dos sabores ácidos, chamativo, das manchas...tantos deles, são 115 tons de amarelos: âmbar, bambu, gema, girassol, manteiga, ocre ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho.