Seguidores

terça-feira, 9 de julho de 2013

Sugestão de Livro: Consulta de moda

Amigas, admito que venho recorrendo a esta prática, com certa frequência. Mas me diverto muito, afinal, acaba sendo uma descoberta de estilo e de preferência, além de ser uma brincadeira construtiva, pois diversifica as combinações das peças de roupas e acessórios que eu tenho...ufa! Quem não tem criatividade, pesquisa!
Fonte - Imagem: www.thamesandhudson.com


Pois é, a ideia é exatamente esta, o livro The Complete Fashion Sourcebook, me permite pesquisar os looks do século XX. A gente sabe que a moda é uma eterna releitura de designs+aspectos culturais, políticos, sociais e econômicos, mas enquanto consumidoras, há alguma dificuldade em percebermos com clareza todos estes componentes, ainda mais hoje, quando parece que só a tecnologia impera: cortes, modelagens, texturas, materiais.

Este livro não trata destas questões, mas apresenta o resultado final, os looks, em desenho mesmo – são 2000 ilustrações - contendo roupas, acessórios e calçados para homens e mulheres, um barato! Eu o uso para consulta de estilo e combinação, exemplo: adoro saia plissada, sempre gostei desde criança, então busco em quais anos as saias plissadas foram destacadas? Com qual comprimento? Pra qual uso, diurno, noturno, esporte? Bem, então a minha, pode ser uma releitura dos anos 1948-1949, embora o tecido seja diferente do usado naquela época e a cor seja a atual. Também, dá para pegar as peças do guarda-roupa e observar que um percentual se aproxima dos anos 1960, outro pequeno nos anos 1970 e 1980 e assim vou descobrindo que minhas peças de destaque são modelagens dos anos X e Y e o grosso um mix de outras duas décadas. Isso facilita na compreensão do estilo e das peças que mais agradam e na consulta do livro, vocês pode estudar alternativas de novas peças ou solidificar seu gosto, no meu caso, me proponho novidades.

É muito interessante, vejo, portanto, 3 oportunidades: conhecer a si mesma, combinar estilos diferentes, planejar as compras futuras a partir do conhecimento, pois a consulta é fácil, você observa o desenho e consulta a página de referência que o descreve com detalhes. E para a questão levantada acima, de construção de moda, aspectos sócio-econômicos, esta fica para outra pesquisa mais detalhada, por vezes aqui no blog eu informo a história das peças, acho curioso saber por que a camiseta é popular, como se popularizou, quando começou a ser usada. Mas para a consulta de estilo, este livro é muito bom, e mesmo para quem não tem muita habilidade com o idioma inglês, como se trata de ilustrações, um dicionário basta para a compreensão das descrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho.