Seguidores

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Vermelho

Com mais de 100 tons, o vermelho, em seu simbolismo, é representado pelo fogo (o divino) e pelo sangue (domicílio da alma), e em todas as culturas, fogo e sangue têm significado existencial. O vermelho é a cor dentre as cores, tanto que quando tudo começa a ficar colorido demais, está cor que incomoda primeiro.

Em termos de sentimentos, esta é a cor das paixões, assim os corações são vermelhos, de sangue, de amor ou de ódio rsrs. Assim  o vermelho é cor mais forte das cores. As combinações vermelho+azul representam corpo e espírito; vermelho+azul+ouro, o charme e a atração, a coragem e a conquista.

Na China o vermelho simboliza a felicidade, daí os restaurantes chineses serem, frequentemente, decorados com esta cor, lembram-se das luminárias? No ocidente, São Nicolau, Papai Noel, usam vermelho. E ainda a Chapeuzinho Vermelho usava o capuz nesta cor como proteção mágica, contra o lobo mau.


Ao contrário do azul, como vimos, em termos de vestimentas, o vermelho conferia status, isso até a revolução Francesa, assim como tecidos e peças de vestuário. Até o século XX os menos favorecidos, financeiramente, não possuíam mais do que duas peças de vestido por verão e inverno, roupa de domingo e de durante a semana. As cores luminosas eram para os ricos e as cores opacas para os pobres. O vermelho era, portanto, a cor mais cara nas tinturarias de tecidos. Ah...o manto vermelho! Ah...o tapete vermelho! Vermelho é luxo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho.