Seguidores

terça-feira, 22 de outubro de 2013

A cor Azul

O azul é a preferida dentre as cores. Na decoração tem efeito calmante, adequada aos dormitórios. Além disso, nós percebemos a água e o ar como azuis, embora sejam incolores.

O azul ao representar a fidelidade está presente nos noivados e casamentos. Lady Di, ao casar-se com príncipe Charles, usou uma fita na cor azul costurada na parte interna do seu vestido, assim como a sua sombrinha continha outra fita, azul-céu. Seu buquê era de verônicas azuis, e seu famoso anel de noivado era com safira, a pedra da fidelidade.

A combinação mais bem aceita com a cor azul é: azul + branco. Ela simboliza a verdade e o bem. Também representa a inteligência, a concentração e a ciência.  Já a combinação azul + ouro, remete ao mérito, à honra. Por outro lado, o azul é o pólo oposto do vermelho, sendo que o azul é plácido, introvertido, mental, silencioso.

O índigo, que significa indiano, fez do azul a cor preferida de todos os tempos, se tratando de roupas. A cor azul transita bem tanto durante o dia como durante a noite. O azul também é a cor dos uniformes, só a partir da Primeira Guerra Mundial é que os soldados precisavam parecer invisíveis, portanto usavam cores propícias à camuflagem. Muito antes, na Idade Média, ao contrário do vermelho, o azul era permitido à todos e não só aos nobres. A sujeira é menos vista sobre o azul.


O azul tem mais de 110 tons, uns populares e outros nem tanto. É difícil alguém não gostar desta cor, homens e mulheres vestem o azul, que representa características boas e sentimentos bons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho.