Em dezembro passei uns dias em Berlim.
Fonte - Imagem: registro fotográfico da autora, 2012
Um frio kkkk! Ótimo para tomar aquele chop gelado, comer aquele cachorro quente com muita mostarda e se aquecer nos cafés. Mas vale investir em: calçado apropriado e roupa térmica, viajar e voltar gripada é muito chato!
Berlim é bem diferente das outras grandes capitais européias, como foi destruída por causa da IIª Guerra Mundial, a cidade mistura a arquitetura antiga com a tecnologia à serviço do país da engenharia. Muitas obras, muita organização, muitos espaços. Importante, amiga...vai com o inglês treinado e aprenda algumas palavrinhas em alemão, bitte, isso facilita a aproximação! Além disso, há uma diferença entre a população local, fruto do período da divisão entre oriental e ocidental...tem gente que não fala inglês, viu.
Fiquei hospedada no Mitte, perto da Ilha dos Museus e do Portão de Brandemburgo, isso possibilitou a minha locomoção, fazia TUDO a pé. Não peguei ônibus, e tive uma experiência infeliz no metrô, na estação...eu não achava a minha linha, tinha trem pra tudo quanto era lugar, mas pegar as linhas internas foi um desafio tão grande que desisti.
Passeios Pagos:
City Tour – tem vários ônibus de turismo na cidade, escolhi o que se compra o bilhete em baixo do Portão de Brandemburgo, linha amarela, tem vários idiomas e vai para Charlottenbug;
Schloss Charlottenburg – palácio barroco lindo, o jardim então...adorável! Uma pena que o mobiliário não é exatamente o original, mas vale muito a visita.
Ilha dos Museus – Pergamon, Altes, Neues, Bodes, visite todos. Se comprar o passe para o dia, aconselho visitar no máximo 3 deles, porque são muito ricos, você precisará de tempo, no Pergamon as 2h habituais são poucas;
Reichtag – visite o parlamento, recomendável agendar (em frente) para período diurno e assim visualizar a arquitetura da cidade;
Gendarmenmarkt – desfrute de um quentão, de uma salsicha e muitas outras delícias gastrômicas da feirinha mais charmosa de Berlim.
Passeios Gratuitos:
Memorial do Holocausto – emocionante;
Topografia do Terror – aproveite a oportunidade de ver o Muro de Berlim e em seguida, visite a exposição que mostra detalhadamente o impacto da guerra, é chocante;
Unter den Linden – o bulevar de Berlim.
Comprinhas:
KaDeWe – loja de departamento com marcas de luxo;
Galeria Lafayete – mini galeria parisiense;
Lojas acessíveis: Gina, Mango, H&M e Primark.
A cidade é ampla, planejada e de fácil locomoção. Os restaurantes são ótimos, a sopa de salsicha é imperdível! Diquinha amiga: na Starbucks o acesso a internet é gratuito, faça uma pausa e conecte-se de lá. E aí, anima? Tschüs!
Veja também
roteiro-londres