Seguidores

terça-feira, 22 de maio de 2012

Historinha da Maquiagem

Todas nós adoramos uma cor, um colorido no rosto, nem que seja só um tracinho no olho!

A maquiagem é cheia de histórias interessantes, história de amor, função terapêutica, você sabia? A criação ou desenvolvimento do produto envolve tudo isso. Aqui, algumas dessa curiosidades*...veja se você já sabia disso!

Fonte: Registro Fotográfico da Autora, 2012

Blush - palavra inventada em 1969, do inglês blush (rougir/francês). Catherine de Médicis, rainha da França, foi que lançou a moda de colorir as bochechas no século XVI.

Delinear os olhos (Kuhl/árabe) - na antiguidade os egípcios contornavam seus olhos com um traço largo e verde para aumentar o olhar. O círculo tinha outra função, a pasta composta de cobre e colírio mantinha umidade e evitava os efeitos do sol, do vento e da poeira.

Base - 1904 Max Factor abriu um loja de maquilagem especializada em teatro, em Hollywood. A partir daí foi lançada a base cremosa e em 1930 o pancake, compacto e fortemente acobreado é a sua inovação.

Batom - Paul Baudecroux, engenheiro químico, criou em 1927, o primeiro batom labial em tubo. Mais tarde a fórmula química permitiu resistência, inclusive aos beijos, o então batom Rouge Baiser. O mecanismo da embalagem foi uma revolução devido à praticidade. Rouge Baiser era o batom preferido de Audrey Hepburn.

Pó Facial - 1881 Théophile LeClerc, farmacêutico de formação, produz em Paris um pó de arroz leve para iluminar a pele das mulheres. Ele inventou em 5 tonalidades, sucesso entre as coquettes da época.

Máscara - 1915 o químico Tom Lyle Willians ajudou a irmã Maybel a seduzir seu amado. Ele elaborou uma máscara composta de vaselina e carbono basicamente. Resultado: Maybel experimentou e partiu ao encontro com os cílios em destaque e ...casou-se rsrsrs. Olha aí a marca Maybeline (Maybel + Vaseline)!

Blush em pó - no final do século XIX, Bourjois vem com o primeiro blush em pó do mundo, Pastel. Chega o fim da textura gordurosa! Agora o blush é transparente e aveludado! O catálogo da Bourjois comporta mais 400 tonalidades em pó, atualmente.

* curiosidades com base em Femme Actuelle: http://www.femmeactuelle.fr/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho.